Referência técnicas e jurídicas EIV

Licenciamento Ambiental Municipal de Helipontos demandam des documentos técnicos específicos para o processo de licenciamento ambiental, o EIV nesse caso de heptápilos são chamados de Estudo de Viabilidade Ambiental Local – EVAL, 


São contempladas normas, boas práticas de avaliação e de amostragens de fontes ficas e fontes móveis. Destacam-se no Brasil as normativas: NBR 10151, NBR 16425 e RBAC 161 . 


Os estudos de impacto na vizinhança (EIV) são elaborados com o objetivo de analisar as atividades e operações de empreendimentos no tocante as emissões sonoras e as características das fontes e interferências no entorno, a fim de dar continuidade aos processo administrativo de licenciamento ambiental municipal ou estadual. As áreas de influência do EIV devem conter medições e modelagens com equipamentos e softwares homologados, segundo as novas tendências da indústria 4.0 e do BigData, destacando o georreferenciamento e os processamentos de imagens com uso de RPA/DRONES com melhor precisão e reconhecimento da situação encontrada. Monitoramentos de 24 horas são essenciais para a análise do incômodo na Comunidade considerando o tempo de operação da fonte de interesse. Aliais a NBR 10151 foi elaborada tendo como referência a ISO 1996, portanto,  procedimentos e boas práticas de amostragem devem seguir esta norma.


Destacamos abaixo o Boletim da ABNT de 2014, que a época mostrou a importância da norma ISO 1996.  Também destaca-se nessa cessão a tese de mestrado relacionando normas e leis para questões judiciais em um exemplo da 3R Brasil Tecnologia Ambiental de um estudo com a modelagem acústica ambiental.

.

 
 
NoiseAtWork & iNOISE(Ferramentas Indispensáveis)