Modelos 2D, 3D, Ortofotos com georreferenciamento e gestão inteligente integrada:

Nome do Projeto: BlueAeroVision


Política/Missão: integração das ideias da Indústria 4.0, IoT, UAV e Bigdata, para valoração dos nossos serviços, parceiros e clientes com inovações e segurança buscando continuamente o aprimoramento, as realizações pessoais, coletivas e sociais.


Atuação: nacional e internacional.


Siglas e domínios já registrados e separados em áreas de atuação/responsabilidade:

  • BAV - BlueAeroVision.com (projeto/site).

Áreas de atuação e responsabilidade com a missão do desenvolvimento integrado:
  • BVS - BlueVisionScan.com (processamentos georreferenciados, VR, RA);
  • BSS - BlueSensorScan.com (RFID, IoT, câmeras térmicas, sensores, detectores);
  • BDMGSI - BlueDataManagementGsi.com (gerenciamentos de dados, gestão e automação);
  • BVMONI - BlueVisionMonitoring.com (medições remotas, monitoramento inteligente, vigilância e inspeções);
  • BVMODE - BlueVisionModeling.com (modelagens, simulações, modelos integrados GSI, padronização e previsão).


Parte desse processo utilizará tecnologias da empresa russa GeoScan, da empresa 3R Brasil Tecnologia Ambiental e seus parceiros, onde destacamos:


HARDWARE/PRODUTO (1 e 2):

  • 1) Sistema independente adaptável a UAV(s)/Drones de sensoriamento, visualização e transmissão por RF e Link(s) a base de controle remota WiFi com interfaces e protocolos industriais padrões para acesso de sistemas supervisórios. Chamado de PayloadSensorRFScan, para aplicação em qualquer situação seja de voo ou fixa. Esse produto poderá ficar fixo ou ser carregado em drones aumentando a capilaridade desta tecnologia de transmissão em brigde e de processamento, atendendo novas áreas do processamento em tempo real georreferenciado.
  • 2) Câmeras infravermelhas e térmicas.
  • 3) Rádio comunicador BlueHeadCommand em parceria com a empresa TopUse lider em head-Set no Brasil. São rádios comunicadores especiais inseridos ou não em EPI(s) especiais onde fala é transmitida a partir de um dispositivo especial por vibração, como um colar no pescoço, que capta as vibrações e as transformam em sinais audíveis com os harmônicos naturais da fala, sem interferência de sons externos e com a abertura do canal automático por troca de impedância no momento da vibração do pescoço durante a fala. Equipamento fundamental para comunicação entre piloto e controlador de câmera, dentre outros que mantém a visada segura das operações VLOS com UAV/RPA/Drones em ambientes externos ou em perímetros industriais. Uma solução 3R Brasil Tecnologia Ambiental onde as emissões e controle de níveis de pressão sonora são configurados para a audibilidade necessária e avaliados em laboratório pela técnica ouro da cabeça artificial ISO 11940-2.

SOFTWARE (3 , 4, 5, 6, 7 e 8):

O Agisoft PhotoScan é um programa para processamento fotogramétrico de imagens digitais, criando modelos 3D georreferenciados, ortofotos e DEM. Os dados obtidos são adequados para uso em aplicativos GIS, criando efeitos visuais, bem como para medir objetos. O Sputnik é um Viewer que possibilita trabalhar com as imagens geoprocessadas, possibilitando medições e análises.

O diferencial do projeto BlueAeroVision é a integração do geoprocessamento com software de modelagem de acústica como o INOISE, assim como a sensores e o georreferenciamento de BigData.

Nota: o drone é uma das ferramentas que estão no radar da soluções para a indústria 4.0 e do gerenciamentos de sensores GSI, situações ambientais, de ativos georreferenciados, uma tendência que chegou para ficar. Estamos inovando com o UVA/Drones na metrologia, sendo o mesmo o elemento sensor e gestor dos processos de análise e decisões, na linha da internet das coisas onde o produto é o servidor de dados e informações. Estas tecnologias autônomas e com grande potencial de processamento podem ser parte de soluções de vigilância fixas e móveis.

Do manual da Anac para RPA(s):

Drone – Nome popular para aeronave não tripulada.

Aeromodelo – Aeronave não tripulada usada para recreação.

RPA (Aeronave Remotamente Pilotada) – Aeronave não tripulada usada para outros fins que não a recreação (uso comercial, corporativo ou experimental).

Sistema de RPA (RPAS) – Conjunto formado pela aeronave (RPA), pela estação de pilotagem remota (RPS), pelo link de comando e controle e por qualquer outro componente que faça parte do projeto da aeronave.

Piloto remoto – Pessoa que manipula os controles e conduz o voo de uma aeronave não tripulada.Observador – Pessoa que, sem o auxílio de equipamentos, auxilia o piloto remoto na condução segura do voo mantendo contato visual direto com a RPA.

Operação BVLOS – Operação na qual o piloto não consegue manter a RPA dentro de seu alcance visual, mesmo com a ajuda de um observador.

Operação VLOS – Operação na qual o piloto mantém o contato visual direto com a RPA (sem auxílio de lentes ou outros equipamentos).

Operação EVLOS – Operação na qual o piloto remoto só é capaz de manter contato visual direto com a RPA com auxílio de lentes ou de outros equipamentos e de observadores de RPA.


Veja o manual na íntegra (clique aqui).

NoiseAtWork & iNOISE(Ferramentas Indispensáveis)